24 de abril de 2017

Volta as aulas: Readaptação escolar.


Depois de 2 anos afastada da rotina escolar por determinação médica, indo apenas para atendimentos de fisioterapia, consultas com a dentista e neurologista, hoje iniciamos a readaptação na escola. Na semana passada me reuni com as pessoas responsáveis para passar as informações atualizadas, rotinas, restrições alimentares, dieta diferenciada e cuidados com a Jaqueline. 

São muitas coisas para cuidar, mas hoje foi o primeiro dia. Foi recomendado pela neuro que seja feita aos poucos. Nas primeiras 2 semanas fica 1h na escola e gradualmente a cada 2 semanas sobe mais 1h. No  primeiro dia, voltou cansada, chegou tomou o lanche da tarde e dormiu 4 horas seguidas. O problema é que ela sempre acorda cedo pra tomar as medicações, e precisaria dormir mais e mesmo se dormir cedo, depois de tomar os medicamentos fica sonolenta. Mas mesmo assim, vamos tentando até ela conseguir ficar as 4 horas e meia. Eu até achava que ela não ia querer ir, mas me surpreendi. Voltou cansada porém com outra fisionomia, alegre, esperta e feliz. Por mais que goste de ficar comigo, ver outras pessoas, voltar ao mundo de estímulos é muito bom, tanto que voltou imitando um amiguinho da sala. No dia seguinte foi mais puxado pois teve terapia de manhã, mas foi numa boa, chegou em casa cochilou, mas sem nenhum problema.

Ainda estamos de olho, porque o cansaço dela é algo que precisa atenção. Esse afastamento se deu por diversos motivos e fomos cuidando um a um: Desnutrição, hipertensão, cansaço. E pra que ela conseguisse ganhar peso precisaria poupar energia devido para não ter um gasto energético alto. Várias vezes ensaiamos de ela voltar e nunca dava certo, ficamos atentos a qualquer alteração. 

Ela sempre gostou da rotina da escola, de eventos, atividades da escola. Eu fico dividida porque ao mesmo tempo que precisa de muitos cuidados com dieta, medicações, precisa ter mais estímulos, aliás, continuar de onde parou.

Conversei com a enfermeira da escola e ela me disse que se ela conseguisse ficar 2 horas já seria muito bom, e que vamos devagar vendo como ela vai se portar. A Jaqueline é uma menina calma, carinhosa, adora as bagunças dos amigos, se diverte com barulhos, adora movimentos rápidos de outras pessoas. É bom poder voltar e espero que tudo dê certo! 

Um grande abraço,


Adriana




Nenhum comentário:

Postar um comentário